domingo, 11 de agosto de 2013

                   A vontade de escrever alguma  coisa sobre a maravilhosa  e ao mesmo tempo tumultuada experiência de ser pai de uma criança especial é algo que me vinha "cutucando" a algum tempo. Primeiro tive vontade de escrever desde a gravidez da minha esposa quando esperávamos a vinda da nossa pequena e nem sabíamos o quão especial ela seria, depois que ela nasceu a vontade só aumentou e agora estou colocando em realidade esta vontade. O título veio na simples realidade de que literalmente "todos os meus dias são dias da Maria", isso porque quando você tem um filho, sua vida já passa a girar ao redor dele e quando esse filho é especial essa mudança de atitude é cada vez mais palpável. Vivo a cada dia por ela e para que ela tenha tudo de melhor que pudermos oferecer.
                  Maria nasceu com "Síndrome de Edwards", que é uma alteração cromossômica séria pois traz aos portadores uma série de problemas congênitos e que leva muitos a nem nascerem. Toda essa história começa quando ao fazer o ultrassom de 12 semanas de gestação ficou constatado que a medida da translucência nucal de minha filha deu alterada. Isso significaria que ela poderia ser portadora de alguma síndrome genética. Mas como disse anteriormente "poderia" e para termos certeza os exames para certificarmo-nos disso eram muito invasivos e (mais uma vez) "poderiam" resultar na perda da nossa pequena Maria. Digo mais uma vez porque para quem tem uma criança especial o "pode" é algo constante pois muitas coisas não são certezas.
                  Dessa forma decidimos esperar, e esperamos pelo nascimento de nossa Maria que para nós, não importaria como viria, com síndrome, sem síndrome, simplesmente amávamos, e esta é, para mim, a atitude mais importante para quem tem uma criança especial, amar.
                 Ter a Maria em nossas vidas é todos os dias descobrir algo novo, é todos os dias passar por experiencias novas, boas e ruins, mas o que se precisa é focar e levar em conta tudo que é bom. Um sorriso,  um gesto, uma atitude diferente, os sons, enfim, tudo de bom que nossos filhos nos podem propiciar. Precisamos de força para lutar pelos nossos filhos, questionar com médicos e outros profissionais sobre medidas adotadas e lutar pelas não adotadas, isso porque para a maioria dos profissionais da área, nascer com síndrome de Edwards é nascer com sua sentença de morte assinada e todos já começam a lamentar pelo que vai acontecer. Na verdade não se sabe nem quando e nem como isso vai acontecer e por isso não entendo porque esse é o grande foco de muitas pessoas. nesse momento faço a pergunta: " Nem sei quanto tempo vou viver, como podem dizer quanto tempo minha filha vai viver?"
                 Precisamos na verdade viver todos os dias que temos com estas crianças especiais, um dia por vez, da maneira mais intensa e maravilhosa possível. O que difere minha filha, na minha opinião, de um bebê sem síndrome de 3 meses, é que ela se alimenta por sonda e ainda é dependente de O2.
                 Quando escolhi o céu como pano de fundo do Blog é porque é a imagem preferida da Maria. Eu e minha esposa Luciana dividimos os horários para dormir com ela, meu turno começa às duas da manhã e vai até o amanhecer, e Maria sempre acorda às cinco da manhã. Desligo o ar condicionado e abro as janelas do quarto e maria imediatamente fita o céus e fica todo o tempo olhando e admirando as imagens. Sei que é normal para crianças de três meses fitar claridade e imagens mais amplas como o céu (pelo menos foi o que li), mas prefiro acreditar que Maria adora admirar o céu. Começo então todas as rotinas deste horário, troca de fralda, administração de seis medicamentos e alimentação por sonda. Mas o mais maravilhoso vem depois de tudo isso, quando a colco no colo e tomamos banho de sol, certa vez a coloquei sentada no colo de costas para mim e de frente para a janela, e comecei a conversar com ela, ela não parava de levantar os olhos me procurando e parou de olhar o céu e preferiu olhar o pai. São estes detalhes e momentos que fazem todos os dias serem dias da minha Maria, são únicos e maravilhosos.
                Hoje é meu primeiro dia dos pais e isso me deixa cheio de uma felicidade imensurável, isso porque ser pais da Maria é ser pais de uma criança maravilhosa, alegre, enjoada, cheia de vontades (já com 3 meses), que adora tomar banho, e que traz alegria a minha vida e de minha esposa. Contarei aqui ao passar dos dias a nossa história para que todos saibam e entendam que ser pai de uma criança especial é único e tão diferente quanto ela merece. Pretendo trocar informações e ideias com outras famílias sobre ser pais de crianças com Síndrome de Edwards e assim termos forças para viver a cada dia e lutar sempre por nossos filhos.

15 comentários:

  1. Vou acompanhar o blog :) Feliz dia dos pais, querido! Beijos. Karlinha

    ResponderExcluir
  2. Janmes,

    Feliz dia dos Pais de um ser especial a quem sei que Deus deu como presente, assim como ter você como pai com certeza é um grande presente e uma grande benção para ela. Aliás, você e suas esposa são com certeza o maior presente que Deus deu à Maria. Abençoada seja sua família!!!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Brilhante iniciativa, Janmes. É uma lição de vida e de amor. Família Sales.

    ResponderExcluir
  4. Lindas palavras. Fico super feliz pela esplendida lição que essa pequenina traz dia a dia você e sua familia. Orgulho de saber que juntos vencem todos os desafios. Hoje sim, venho desejar com todas as letras um feliz dia dos Pais. Que Deus abençoe sua linda Maria.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado amigos, é uma maneira de vocês conhecerem um pouco mais da minha pequena Maria.

    ResponderExcluir
  6. Janmes, meu forever boss, que Deus os abencoe imensamente nessa nova caminhada da vida de vcs com essa pequenina que eh muito amada por vcs e por Deus, que foi quem a criou, quem deu a graca de te-la no convivio de vcs. Vou orar pra que Deus abencoe sua familia, sua Maria, que ela possa crescer e se desenvolver. Feliz dia dos pais, ne papai... que seja o 1º de muitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Samia, minha Maria eh o melhor presente de Deus na minha vida.

      Excluir
  7. Eu sei o que é ser mãe de um bebê especial...os dias são intensos...o amor mais ainda...é aprender o valor de cada minuto e aprender o quanto se esconde no olhar e no que realmente é importante olhar...curta muitoooo sua princesa!!! Vcs merecem!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho é tdah em alto grau, ele toma ritalina 20 ml duas vezes por dia e tem tratamento com neuro, psicopedagoga,terapia ocupacional e psicoterapia,por isso minhas manhãs são tão ocupadas....Ele é uma criança fascinate, e apaixonante, não tem como não se apaixonar pelo João, por isso me identifico tanto com a Maria....um abraço carinhoso .

    ResponderExcluir
  10. Acompanho um pouco da historia de maria,entrego todos os dias ela a nossa senhora e posso lhe dizer que com muita fé em Deus ela vai ter muitas vitórias e continuará dando alegria aos seus pais,pois filhos são sempre especiais para sua familia.

    Se precisar estarei aqui para ajudar no que for preciso,Boa tarde.

    Ass: Marlene

    ResponderExcluir
  11. Oi Marlene,
    Sei que voce tem acompanhado nossa historia pela minha mae e sei o quanto tem torcido e rezado por nos. Maria adora os prewentinhos que a tia marlene manda...rsrrsrrrs. Em breve queremos que voce venha conhece-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janmes sei que a maria hoje está no hospital mais logo,logo ela estará de volta.
      Desejo tanto que a maria fique saudavel que até sonhei que estava brincando com ela,logo irei visita-la.

      Ass: Marlene

      Excluir
  12. SEI BEM O QUE É SER MÃE DE UM BB ESPECIAL. PEDRO nasceu com uma doença genética que é incompatível com a vida ele escolheu o dia pra nascer 02/11/2012 prematuro de 33 semanas, lutou foi guerreiro pela sua vida mas no dia 18/02 foi morar com o Senhor ....vivi a minha vida em pro dele foram 108 dias de UTI ali do seu lado e ate na hora de sua morte estive ali com ele no colo vi sua partida dos meus braços para os braços do Pai....desejo a vc toda sorte e fé nunca perca essa fé , pois o impossível é do senhor.....Cibele e Agapito e sua irmã Nicolly o amou com todos força...

    ResponderExcluir
  13. Ontem estive no centro da cidade e lembrei muito da maria quando cheguei a loja em que comprei as luvinhas dela,sei que ela está muito feliz pois está junto do nosso Pai e ao lado dos anjos .

    Janmes e Luciana fiquem em paz.
    Boa tarde.

    Ass: Marlene

    ResponderExcluir